As hormonas são libertadas a partir do tecido endócrino para a corrente sanguínea onde se deslocam para o tecido alvo de forma a induzir uma resposta. As glândulas endócrinas são vasculares e, geralmente, não têm veias, utilizando vacúolos intracelulares, ou grânulos, para armazenar as hormonas. Elas diferem, das glândulas exócrinas - como glândulas salivares, glândulas sudoríparas e glândulas dentro do tracto gastrointestinal - que possuem ductos ou um lúmen oco.
O sistema endócrino recebe a ajuda de órgãos como os rins, fígado, coração e gónadas, que têm funções endócrinas secundárias. O rim, por exemplo, segrega hormonas tais como eritropoietina e renina. Se os níveis hormonais são demasiado elevados ou baixos é provável existir um problema com o sistema endócrino. Doenças hormonais também ocorrem se o seu corpo não responde ás hormonas na forma apropriada. Infecções, stress e mudanças de fluidos do sangue e equilíbrio de eletrólitos também pode influenciar os níveis hormonais.
A doença endócrina mais comum é a diabetes, uma condição na qual o organismo não processa adequadamente a glicose. Isto é devido à ausência de insulina ou, se o corpo está a produzir insulina, esta não está a funcionar de forma eficaz. Desequilíbrios hormonais podem ter um impacto significativo nos sistemas de reprodução, particularmente nas mulheres. Os endocrinologistas tratam pacientes com problemas de fertilidade e também avaliam e tratam pacientes com problemas de saúde que envolvem a menstruação e a menopausa.
O hipotiroidismo ocorre quando a glândula tiróide não produz hormona da tiróide suficiente para atender as necessidades do corpo. Hormona da tiróide insuficiente pode causar a diminuição ou encerramento de muitas das funções do corpo. O cancro da tiróide começa na glândula tiróide e inicia quando as células da tiróide começam a mudar, crescer descontroladamente e, eventualmente, formar um tumor.
http://www.ciencia-online.net/2013/02/sistema-endocrino-fatos-funcoes-e.html