sábado, 17 de maio de 2014

Sobre Hormonios no sistema endócrino.

Hormônios

Interesse
Adrenalina, uma hormona
Hormona ou hormônio é uma substância química específica fabricada pelo sistema endócrino ou por neurônios altamente especializados e que funciona como biossinalizador. O termo provem do grego ormao que significa evocar ou excitar.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O nome hormona foi primeiramente utilizado em 1905, pelo fisiologistainglês Ernest Starling durante uma palestra sobre o controle químico das funções corporais no Royal College of Physicians em Londres. Ele definiu hormonas como mensageiros químicos produzidos recorrentemente para atender necessidades fisiológicas do organismos e carregados do órgão em que são produzidos para o orgão de destino pela corrente sanguínea. Poucos anos antes, Starling e seu colega William Bayliss haviam identifcado o primeiro hormona, a secretina, durante experimentos sobre a digestão.



Sistema endócrino
wikipedia.org
Sistema endócrino

https://www.facebook.com/pages/Horm%C3%B4nios/622937034421100?nr#

domingo, 11 de maio de 2014

O sistema Endócrino atua em conjunto com o sistema Nervoso .

O sistema Endócrino atua em conjunto com o sistema Nervoso para manter a homeostase.

__Os hormônios podem ser classificados de acordo com a sua composição em:

1: Peptídeos ( Sintetizados a partir de aminoácidos, Ex.: Insulina)
2: Esteróides ( Derivados de colesterol, Ex.: Testosterona)
3. Aminas (Derivados de aminoácidos tirosina, Ex.: Adrenalina).

Os Hormônios regulam:

O Crescimento,
O Desenvolvimento,
A Reprodução,
A Concentração de íons,
A pressão Sanguínea,
O Comportamento.


quinta-feira, 8 de maio de 2014

As hormonas são libertadas a partir do tecido endócrino para a corrente sanguínea onde se deslocam para o tecido alvo de forma a induzir uma resposta. As glândulas endócrinas são vasculares e, geralmente, não têm veias, utilizando vacúolos intracelulares, ou grânulos, para armazenar as hormonas. Elas diferem, das glândulas exócrinas - como glândulas salivares, glândulas sudoríparas e glândulas dentro do tracto gastrointestinal - que possuem ductos ou um lúmen oco.

http://www.ciencia-online.net/2013/02/sistema-endocrino-fatos-funcoes-e.html
O sistema endócrino recebe a ajuda de órgãos como os rins, fígado, coração e gónadas, que têm funções endócrinas secundárias. O rim, por exemplo, segrega hormonas tais como eritropoietina e renina. Se os níveis hormonais são demasiado elevados ou baixos é provável existir um problema com o sistema endócrino. Doenças hormonais também ocorrem se o seu corpo não responde ás hormonas na forma apropriada. Infecções, stress e mudanças de fluidos do sangue e equilíbrio de eletrólitos também pode influenciar os níveis hormonais.

A doença endócrina mais comum é a diabetes, uma condição na qual o organismo não processa adequadamente a glicose. Isto é devido à ausência de insulina ou, se o corpo está a produzir insulina, esta não está a funcionar de forma eficaz. Desequilíbrios hormonais podem ter um impacto significativo nos sistemas de reprodução, particularmente nas mulheres. Os endocrinologistas tratam pacientes com problemas de fertilidade e também avaliam e tratam pacientes com problemas de saúde que envolvem a menstruação e a menopausa.

O hipotiroidismo ocorre quando a glândula tiróide não produz hormona da tiróide suficiente para atender as necessidades do corpo. Hormona da tiróide insuficiente pode causar a diminuição ou encerramento de muitas das funções do corpo. O cancro da tiróide começa na glândula tiróide e inicia quando as células da tiróide começam a mudar, crescer descontroladamente e, eventualmente, formar um tumor.

http://www.ciencia-online.net/2013/02/sistema-endocrino-fatos-funcoes-e.html

domingo, 4 de maio de 2014

Sistema Endócrino. Trófico e glândulas.

Hormônios chamados fatores desencadeadores (ou de liberação), o meio pelo qual o sistema nervoso controla o comportamento sexual via sistema endócrino.


https://www.google.com.br/search?q=sistema+endocrino+fisiologia&rlz=1C1ZDBS_enBR526BR526&es_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=U1dmU-IhybKxBLqjgcgE&ved=0CAkQ_AUoAg&biw=1137&bih=554&dpr=0.9#facrc=_&imgdii=_&imgrc=Mf8yO5p_m8sDcM%253A%3BJ030UCTzpaFTTM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.afh.bio.br%252Fendocrino%252Fimg%252Fendocr4.gif%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.afh.bio.br%252Fendocrino%252Fendocrino1.asp%3B296%3B237

sábado, 3 de maio de 2014

Distúrbios Endócrinos.

DISTÚRBIOS DA GLÂNDULA TIREÓIDE
HIPERTIREOIDISMO
  • O hipertireoidismo ou tireotoxicose é uma condição caracterizada pelo aumento da secreção dos hormônios da tireóide e pode originar-se de várias causas.
  • Em sua forma mais leve, o hipertireoidismo pode não apresentar sintomas facilmente reconhecíveis ou apenas cursar com sintomas inespecíficos, como sensação de desconforto e fraqueza. Mas o hipertireoidismo pode ser uma doença grave e séria e até mesmo colocar em risco a vida da pessoa.